Conheça as fotos vencedoras do Wiki Loves Earth Brasil 2017

Wiki Loves Earth Brasil 2017

O Wiki Loves Earth é um dos principais projetos desenvolvidos pelo grupo Wiki Educação Brasil. Ao longo de 4 edições reunimos mais de 40.000 imagens sobre o patrimônio natrural brasileiro beneficiando milhares de artigos da Wikipédia nos mais diversos idiomas, promovendo o nosso patrimônio e destacando a importância da preservação e documentação da nossa fauna e flora.

Nesta edição, 12.892 imagens foram submetidas com a participação de 1.396 fotógrafos. Para avaliar esse grande volume de imagens recebidas, definimos 3 rounds de avaliação:

  • As imagens recebidas foram filtradas de acordo com os requisitos mínimos especificados nas recomendações do concurso;
  • Cerca de 11.000 imagens filtradas na etapa anterior foram analisadas de forma mais detalhada, com foco na qualidade técnica e artística, por uma equipe de voluntários e apoio do fotografo e escoteiro do 104. Grupo Escoteiro do Mar Gaviões do Mar de Niterói – RJ;
  • As 1.058 melhores imagens selecionadas na etapa anterior foram analisadas por 7 jurados que deram notas de 1-20 para cada foto individualmente. Ao término desta etapa as fotografias foram classificadas e a média individual de cada imagem foi calculada elegendo as vencedoras a seguir;

É com satisfação que listamos abaixo as 10 melhores fotografias da etapa brasileira do Wiki Loves Earth Brasil 2017, segundo análise final dos jurados. Os 3 primeiros lugares receberão premiação em dinheiro segundo informações publicadas na área premiação e as demais integram o TOP 10 do Brasil que concorrerão na etapa internacional do concurso.

Categoria Melhores Contribuições

Após análise das fotografias e conjunto das submissões feitas por cada participante do concurso Wiki Loves Earth Brasil 2017, elegemos o fotógrafo que melhor contribuiu com o concurso. Levamos em consideração os fotógrafos com maior número de imagens submetidas e o potencial de uso dessas imagens na Wikipédia, bem como o número de imagens de cada fotógrafo na etapa final de avaliação dos jurados.

O vencedor a seguir contribuiu com imagens de ótima qualidade e algumas inéditas, cooperando com a melhoria de centenas de artigos da Wikipédia em diversos idiomas.

1. Renato Augusto Martins – Lista de contribuições

Agradecimentos

Agradeço em nome de todos os organizadores e colaboradores do Wiki Loves Earth Brasil 2017 a participação e submissão de imagens feitas ao longo de dois meses por centenas de pessoas, que dedicaram parte do seu tempo e amor à fotografia à esse concurso, que contribui anualmente com centenas de milhares de imagens ao redor do mundo, impactando diretamente na melhoria de artigos na Wikipédia e difusão do conhecimento aberto.

Agradeço também ao escoteiro e fotógrafo Marcelo Correia do 104.° Grupo Escoteiro do Mar – Velhos Gaviões pela dedicação em todo o processo de filtragem e avaliação prévia das fotografias, que foram encaminhadas para os jurados na reta final do concurso.

Ao profissionalismo dos jurados Diego Baravelli(coordenador do júri), Patricia Soransso, Aline Spezia, Daniel Madsen, Vitor Schietti, João Campello e Ricardo Muniz.

E por fim à Wikimedia Foundation pelo apoio e patrocínio a este projeto.

Atenciosamente

Rodrigo Padula de Oliveira

Coordenador de Projetos

Wiki Educação Brasil

2 Comments

  1. Regina Ribeiro
      agosto 3, 2017 at 4:55 PM

    Fotos maravilhosas. Parabéns a todos. Vamos com fé para a fase internacional.

  2. Pingback: Vejas as fotografias vencedoras do concurso Wiki Loves Earth Brasil 2017 | iPhoto Channel

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, aguarde...

Receba nossas novidades!

Gostaria de receber novidades em sua caixa de entrada? Deixe seu e-mail e nome abaixo e fique por dentro das atividades do Wiki Educação Brasil!