Entre a beleza e o caos: imagens aéreas do Rio de Janeiro documentadas na Wikipédia

O Wiki Educação Brasil firmou parceria com o premiado fotógrafo Diego Baravelli e lançou o projeto Rio from Above. O objetivo é documentar toda a região metropolitana do Rio de Janeiro por meio de fotos e vídeos realizados em sobrevoos pelo estado.

 

Além de fotógrafo, Baravelli é geógrafo, o que resulta em pontos de vista interessantes, refletidos em sua coleção. Nascido em São Carlos, estado de São Paulo, Baravelli morou 12 anos em Brasília e, atualmente, vive na capital carioca. Com ampla experiência em fotojornalismo e fotografia de paisagem, em 2016, foi o vencedor do concurso Wiki Loves the Olympics, registrando momentos especiais dos Jogos Olímpicos do Rio.

 

“Ver de cima uma das cidades mais famosas e procuradas por turistas é uma experiência indescritível. Com o fim dos megaeventos, o Rio apresenta novos contrastes: de um lado, as praias paradisíacas, de outro, lugares vazios e já deteriorados em um curto espaço de tempo. O Rio from Above ajudará a construir uma nova noção espacial, oferecendo de forma gratuita ao público uma viagem que, literalmente, expande horizontes”, destaca Baravelli.

 

Inicialmente, o acervo conta com o material pessoal do fotógrafo, que liberou os direitos autorais e de uso. Até o momento, foram publicadas cerca de 65 imagens, que já estão em uso em 214 artigos da Wikipédia, em 35 idiomas diferentes.  A meta é realizar voos periódicos pelo estado e recrutar outros colaboradores. As rotas serão discutidas com Gulherme Nobre, da empresa Comandante Nobre – passeios de Helicóptero no Rio, que apoiará com voos panorâmicos gratuitos em 2017.

 

Todas as fotos podem ser conferidas neste link: https://goo.gl/WKgsaJ

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, aguarde...

Receba nossas novidades!

Gostaria de receber novidades em sua caixa de entrada? Deixe seu e-mail e nome abaixo e fique por dentro das atividades do Wiki Educação Brasil!