1ª IWSC e 2º CCBWIKI

Sobre

O conhecimento, sua acumulação, registro e reuso são os vetores da cultura, a característica marcante e diferenciadora da espécie humana, para além de suas características biológicas. A sociedade atual é identificada, tanto na academia quanto no imaginário do cidadão comum, como sociedade do conhecimento, devido ao papel central deste enquanto catalisador do sistema produtivo, gerador de riquezas e promotor da cidadania e do bem estar na sociedade atual. A Wikipédia é a versão moderna do ideal iluminista da razão, da educação e do conhecimento como mecanismos para alcançar uma sociedade mais justa. Herdeira contemporânea dos ideais da “Enciclopédia” de Diderot e D’Alembert, é uma experiência sem precedentes, de geração, organização, avaliação, promoção, disseminação e compartilhamento de conhecimento, de forma aberta e por uma comunidade ampla, disseminada por muitos países e em diferentes idiomas.
São objetivos do 2.º Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia (CCBWIKI) e da 1.ª Conferência Científica Internacional da Wikipédia (IWSC) aproximar a comunidade acadêmica brasileira e internacional da Wikipédia, promover seu uso como fonte confiável de conhecimento, instrumento educacional e objeto de pesquisas acadêmicas, aumentar a presença de conteúdo em português e estimular o intercâmbio de reflexões e experiências sobre ela com a comunidade acadêmica internacional.
O II CCBWIK e a I IWSC aceitarão trabalhos que tenham a Wikipédia como tema, fonte e meio de disseminação do conhecimento científico e instrumento de ensino. Os textos deverão ser em inglês, espanhol ou português e serão avaliados por membros da Comissão Científica.
O período de submissões vai de 20 de junho a 31 de Agosto de 2017. Os autores serão notificados da aceitação ou não dos seus trabalhos até 30 de setembro de 2017.
Os trabalhos deverão se inserir nos seguintes grupos temáticos:
T1- Cultura Wiki
T2- Organização do conhecimento na Wikipédia
T3- Engajamento de edição na Wikipédia
T4- Ciência e colaboração na Wikipédia
T5- Projetos educacionais na Wikipédia
T6- Wikipédia e disseminação de acervos de arquivos, bibliotecas e museus
T7- Pós-verdade e fake news – o papel da Wikipédia

Poderão ser apresentados pôsteres (até 3 páginas, incluindo referências) ou artigos (de 8 a 10 dez páginas, incluindo referências).
Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais eletrônicos do evento. Para isso, pelo menos um dos autores deverá se inscrever no evento e realizar apresentação oral.

Localização

WIKI EDU BRASIL