O I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia (CCBWIKI) cuja temática desta edição é Wikipédia na disseminação do conhecimento científico acontece pela primeira vez em 2016 e tem o propósito de reunir alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e profissionais das áreas interdisciplinares ao estudo da produção colaborativa e discursiva do conhecimento livre. O evento pretende debater assuntos relacionados às pesquisas desenvolvidas em âmbito acadêmico. A cidade-sede desta primeira edição é a capital do Rio de Janeiro. Durante o congresso haverá conferência de abertura com keynotes convidados, apresentações orais de trabalhos, mesas-redondas, lançamentos de livros e exposição de banners de pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso ou de Iniciação Científica de alunos de graduação.

Público alvo

Professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como demais interessados em áreas do conhecimento que produzam reflexões teórico-práticas de assuntos relacionados ao universo da Wikipédia e/ou da cultura wiki.

Objetivos

Reconhecer a Wikipédia como objeto de pesquisa e de desenvolvimento de aplicações teórico-práticas. Difundir outros projetos Wikimedia na comunidade acadêmica brasileira. Promover o encontro entre pesquisadores, estudantes e profissionais atuantes em projetos orientados à produção e difusão do conhecimento livre com base em projetos Wikimedia. Estabelecer redes colaborativas/grupos de trabalho locais, regionais, nacionais ou mesmo internacionais focados na produção de conhecimento livre.

Impacto

Reunião de pesquisa científica em áreas interdisciplinares, produzidas por pesquisadores, que utilizam a Wikipédia ou a cultura wiki como inspiração para os estudos em dissertações, teses, monografias e iniciação científica.

A temática da primeira edição é “Wikipédia na disseminação do conhecimento científico”. Após 15 anos desde a fundação, em janeiro de 2001, a Wikipédia, nas diferentes línguas em que é editada, ganha reconhecimento dos pesquisadores pelos quatro cantos do mundo. Mais do que uma enciclopédia online, em especial, a versão lusófona, está na universidade como objeto de pesquisa nos diferentes níveis acadêmicos: graduação e pós-graduação lacto e stricto sensu. Neste sentido, a Wikipédia ganha corpus de grande disseminadora do conhecimento científico

Chamada de trabalhos

A chamada de trabalhos aceitará propostas em inglês, espanhol e português, em várias divisões temáticas nos seguintes formatos:

  • Pôsteres
  • Artigos curtos (2-4 páginas)
  • Artigos completos (7-10 páginas)

Divisões temáticas

Cultura Wiki

Projetos envolvidos com a cultura da participação e da colaboração que promovam o conhecimento livre. Disseminação da cultura wiki na comunidade acadêmica.

Organização do conhecimento na Wikipédia

Documentação histórica e preservação de acervos em projetos Wikimedia. Wikipédia como espaço estruturado de vocabulário controlado.

Engajamento de edição na Wikipédia

Propostas de criação, redação e edição de verbetes. Projetos de melhorias da qualidade do conteúdo dos verbetes. Envolvimento de edições no domínio principal da Wikipédia em português. Análises dos discursos, das controvérsias e da validação discursiva da informação.

Ciência e colaboração na Wikipédia

Interação e compartilhamento de projetos envolvendo Wikipédia e Wikimedia, visando a promoção da discussão e da disseminação dos tópicos científicos.

Projetos Educacionais na Wikipédia

Wikipédia e projetos Wikimedia como plataformas educacionais e ferramentas de apoio na educação a distância. Projetos Wikimedia como ferramentas de apoio à inclusão digital e à alfabetização Web.

Organização estrutural obtida a partir da Wikipédia

Trabalhos que tenham como base estruturas obtidas a partir da Wikipédia, tais como (mas não limitados a): grafos de links entre páginas; relações entre categorias; estrutura dos artigos; interação entre usuários, dentre outras. Indexação automática controlada. Representação do conhecimento. Estruturas do conhecimento ontológico. Bases de dados multilingue de relações semânticas. Técnicas de mineração de dados.

Local

UFF – Universidade Federal Fluminense

Localização

R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí
Niterói – RJ – Brasil

Data

8-10 de Novembro de 2017

Inscrições

— (Estudantes)
— (Demais participantes)

Organização Geral
  • Marcio Gonçalves (Ibmec/RJ – UNESA – FACHA) – (Chair)
  • Rodrigo Padula (Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa – UFF)
  • Henrique Andrade (Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa – UNIRIO)
Comitê Científico
  • Luiz Amâncio Júnior (UNIRIO)
  • Juliana Bastos Marques (UNIRIO)
  • Fernanda Rabelo (IFF)
  • Flavio Gonzaga (UNIFAL-MG)
  • Ilan Chamovitz (UFRJ & The University of Manchester)
  • Lina Eiko Nakata (UFU)
  • Carlos Alberto Ferreira (UNIRIO)
  • Bernardo Esteves (Revista Piauí)
  • Camilla Machuy (IBICT)
  • Carlos d’Andréa (UFMG)
Comunicação
  • Fernanda do Valle
Criação
  • Raphael Eckhardt (Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa)
Colaboradores
  • Pedro Napolitano (Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa)
  • Otávio L. (Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa)
  • Juliana Monteiro (Museu da Imigração de São Paulo)
Apoio

UNIRIO IACS/UFF UFF LAB FUZZY

Dia 1

Auditório

8:00 – credenciamento
9:00 – abertura

Sala 1

10:30 – P1
11:00 – P2
11:30 – P3
12:00 – P4

Sala 2

10:30 – P1
11:00 – P2
11:30 – P3
12:00 – P4

Por favor, aguarde...

Receba nossas novidades!

Gostaria de receber novidades em sua caixa de entrada? Deixe seu e-mail e nome abaixo e fique por dentro das atividades do Wiki Educação Brasil!